LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SEMANA - LEONARDO TRAJANO
Secretaria
Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia
Projeto Professores
e Alunos Conectados
EEF DALVA PONTES DA ROCHA
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Profs: Leonardo Trajano
Objeto do conhecimento: Compreender; identificar e produzir o gênero notícia.
Habilidades: (EF09LP02)
; (EF89LP03)
(9º ano)
Semana: 06 - (22/03 a 26/03)
Aluno (a):
_____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO -
GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA
ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO – GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA
Texto I
1,5 milhão de cearenses vivem com até R$ 2,33/dia
Em Fortaleza, 133.992 pessoas têm este perfil. Regionais V e VI
concentram casos mais críticos na Capital
A alegria de Francisca Íris, 38, tem cor amarelo-ovo e repousava no sofá
ao relento quando O POVO encontrou com ela e “Coitada”, a cachorra, no Conjunto
Palmeiras, em Fortaleza, ontem à tarde. Estar no rol de 1,5 milhão de cearenses
cuja renda familiar mensal é inferior a R$ 70 por pessoa só permite o mínimo da
subsistência. Faz a mulher e o companheiro Sebastião Morais da Silva, 48, o
“Gil”, encontrarem no descarte alheio refeições para uma semana num saco
encardido, povoado de moscas e cheio de sobras de gordura de carne bovina. Mas
não tira o sorriso e a vontade de poesia dos dois. Ela já salvou da morte no
lixo três buquês de flores. “Não queria que elas morressem”, explica Íris - a
“Lôra”.
Apenas em Fortaleza, 133.992 “Lôras” e “Gils da Favela” tentam sobreviver com
até R$ 2,33 por dia, segundo relatório do Instituto de Pesquisa e Estratégia
Econômica do Ceará (Ipece). Banheiro? Luxo. Colchão para dormir? A metade
carcomida de um encontrado na rua. Sonhos? Milhares. A começar por trazer os dois
filhos para debaixo do mesmo teto. Teto? Lona. “Mas eu gosto daqui. É uma
comunidade boa; calma”, diz ela, referindo-se ao bairro da capital com o maior
número de pessoas na extrema pobreza (ver quadro ao lado).
O índice de 17,8% de cearenses com este perfil é o terceiro maior do
País, conforme o Ipece. Fica atrás apenas dos estados do Maranhão e Bahia. O de
Fortaleza (5,46% da população) é o menor do Estado. Em números absolutos,
porém, ocupa o topo do ranking por ser a mais populosa com seus 2,5 milhões de
moradores.
Jornal O POVO, 06/11/2012.
01. O principal
problema retratado na notícia acima é
a) a falta de
estrutura básica nas casas das pessoas mais carentes.
b) os recursos
financeiros escassos de boa parte da população cearense.
c) o descaso do poder
público com relação às reais necessidades da população.
d) a falta de
políticas públicas para a criação de mais empregos e ampliação da renda.
e) o déficit de
moradias dignas para a população, que tem de viver em lugares impróprios.
02. Em “Mas
eu gosto daqui. É uma comunidade boa; calma”, as aspas foram
usadas para
a) fazer uma
citação de um autor.
b) indicar a fala
de um personagem.
c) indicar a fala
de um entrevistado.
d) retratar uma
situação verídica.
e) usar as palavras
boa e calma com ironia.
03. Em “Fortaleza,
133.992 “Lôras” e “Gils da Favela” tentam sobreviver...”, os nomes
Lôras e Gils estão representado
a) somente o casal
que participou da entrevista do jornal O Povo.
b) todas as pessoas
que vivem em situação de miséria no Conjunto Palmeiras.
c) os casais que
moram debaixo de lonas e viadutos e estão desempregados.
d) as pessoas que
fizeram parte dos depoimentos colhidos pelo jornal.
e) todas as pessoas
que se enquadram neste nível de extrema pobreza.
04. “O de
Fortaleza (5,46% da população) é o menor do Estado”. Nessa oração, ocorreu um
caso de referenciação por elipse (o termo referido ficou implícito). Sabendo
disso, indique à qual a palavra o artigo “O” está se
referindo.
a) perfil
b) Ipece
c) índice
d) estado
e) ranking
Texto II
Cientistas descobrem como vírus da zika se comporta no cérebro de bebês
Estudo traçou comportamento do vírus da zika no Brasil pela 1ª vez.
Resultados mostram que células são destruídas para que vírus
multiplique.
Cientistas descobriram como é o comportamento do vírus da zika no
cérebro dos bebês durante a gestação. A pesquisa pioneira foi feita por um
consórcio brasileiro das universidades federais do Rio, Campinas, Pará e ainda
dos institutos D'Or, Evandro Chagas e Fiocruz, como mostrou o Jornal Nacional
nesta terça-feira (10).
Pela primeira vez, os cientistas brasileiros descobriram como o vírus da
doença age dentro da célula nervosa em formação. O estudo em laboratório
mostrou o roteiro traçado pelo vírus da zika.
Ele entra na célula e passa a se reproduzir muito. Depois, a célula
ativa um sistema de defesa, ficando paralisada e não se desenvolve mais. Em
seguida ela morre.
Em consequência disso, o número de neurônios é muito menor no feto
infectado. Os cientistas encontraram alteração em 500 genes e proteínas dentro
das células atacadas pelo vírus da zika, o que provoca a má formação do
cérebro.
“É um vírus muito agressivo, ele mata as células em 12 dias. Ele usa
todo mecanismo da célula, dessa fábrica celular para produção do vírus para se
auto replicar, se auto reproduzir”, explica a neurocientista Patricia Garcez.
Ao entender o que o vírus faz nas células e as características, os
cientistas podem impedir a evolução dele e, assim, agir mais rapidamente,
encontrando soluções entre os medicamentos já existentes aqueles que podem ser
mais eficazes contra a Zika, ou ainda ajudar a criar remédios novos a partir
dessas informações.
Estas descobertas, no entanto, não tiram a obrigação de cada um no
combate ao mosquito causador da zika, dengue e chikungunya. "Que as não
pessoas fiquem esperando um medicamento e deixem de se proteger, não. Acho que
a prevenção nesse caso, com certeza, é a nossa maior arma contra o mosquito.
Contra o vírus da zika a gente precisa se proteger contra mosquitos",
conclui Garcez.
10/05/2016 21h33 - Atualizado em 10/05/2016 21h33
05. A Notícia é um
gênero textual jornalístico que tem como função predominante
a) Registrar fatos
presentes para inclui-los futuramente em livros de história.
b) Defender um
ponto de vista sobre um assunto polêmico da atualidade.
c) Explicar
detalhadamente assuntos diversos de interesse da população.
d) Transmitir
informações colhidas a partir de pesquisas realizadas pelos jornalistas.
e) Informar os
leitores sobre os acontecimentos recentes e deixa-los atualizados.
06. Dentro de um
mesmo texto, pode ser observada uma ou mais de uma função da linguagem,
dependendo da intenção comunicativa. Ao analisar o trecho em destaque,
verifica-se a função de linguagem
“Cientistas descobriram como é o comportamento do vírus da zika no
cérebro dos bebês durante a gestação. A pesquisa pioneira foi feita por um
consórcio brasileiro das universidades federais do Rio, Campinas, Pará e ainda
dos institutos D'Or, Evandro Chagas e Fiocruz, como mostrou o Jornal Nacional
nesta terça-feira (10)”.
a) Referencial
b) Fática
c) Emotiva
d) Conativa
e) Metalinguística
07. No período “os
cientistas podem impedir a evolução dele e, assim, agir mais
rapidamente...”, a conjunção em destaque expressa a ideia de
a) contrariedade.
b) conclusão.
c) concessão.
d) finalidade.
e) explicação.
08. Em “Estas
descobertas, no entanto, não tiram a obrigação de cada um no
combate ao mosquito causador da zika...”, a conjunção em negrito pode ser
substituída por qual outra que tem o mesmo sentido?
a) Embora.
b) Logo.
c) Portanto.
d) Todavia
e) Então.
09. Para
convencer a população de que a prevenção é importante, mesmo com a possível
descoberta de medicamentos de combate à zika, a principal estratégia
argumentativa utilizada foi
a) Dados
estatísticos.
b) Referência
histórica.
c) Opinião de
especialista.
d) Citação de
livros sobre o assunto.
e) Comparação entre
a realidade de países.
Texto III
África concentra 90% das crianças com vírus da aids, diz ONU
Cinquenta por cento destas crianças morrem antes dos cinco anos de
idade.
Organização pede que os menores tenham acesso a tratamento
antirretroviral.
A África abriga quase a totalidade de crianças infectadas pelo vírus HIV
no mundo, lamentou na terça-feira (10), em Abidjã, o diretor-executivo da
Unaids, um dos braços da ONU para questões sobre Aids/HIV, Michel Sidibé. Ele
pediu que os menores tenham acesso universal ao tratamento antirretroviral.
"É uma questão de justiça social (...), uma questão de desigualdade
profunda, porque 90% das crianças que vivem com aids se encontram,
infelizmente, na África", afirmou Sidibé, na abertura de uma reunião sobre
a aids e as crianças, que foi assistida por uma dezena de ministros de Saúde do
continente e especialistas internacionais.
"Cinquenta por cento destas crianças que nascem com aids morrem
antes do seu quinto aniversário" porque não têm "a sorte de ter
acesso aos serviços que estão à disposição das demais crianças do resto do
mundo", denunciou o diretor-executivo da Unaids.
"O acesso universal ao tratamento para as crianças deve se
transformar em realidade", pediu.
A questão do HIV pediátrico tem um "caráter importante e
urgente", assegurou por sua parte Dominique Ouattara, primeira-dama da
Costa do Marfim e embaixadora da Unaids para a eliminação da transmissão de mãe
para filho.
Na Costa do Marfim, "somente 18% dos menores de 5 anos que vivem
com o HIV/aids têm acesso ao tratamento antirretroviral", recordou Terence
McCulley, embaixador americano na Costa do Marfim.
Cinco milhões de pessoas seguem sem ter acesso ao tratamento contra o
HIV/aids na África central e ocidental, segundo informação da ONG Médicos Sem
Fronteiras (MSF), publicado em março.
10/05/2016 16h50 - Atualizado em 10/05/2016 16h51
10. O período que
melhor resume a tese defendida por Michel Sidibé é
a) "Cinquenta
por cento destas crianças que nascem com aids morrem antes do seu quinto
aniversário".
b) "É uma
questão de justiça social (...), uma questão de desigualdade profunda,...”
c) “A questão do
HIV pediátrico tem um "caráter importante e urgente"...
d) “...somente 18%
dos menores de 5 anos que vivem com o HIV/aids têm acesso ao tratamento
antirretroviral".
e) "O acesso
universal ao tratamento para as crianças deve se transformar em realidade”.
11. Sobre o uso das
aspas no texto, podem-se considerar corretas as seguintes afirmações:
I. No
trecho, "a sorte de ter acesso aos serviços que estão à
disposição das demais crianças do resto do mundo", as aspas
foram usadas para indicar ironia.
II. O motivo que
justifica o uso das aspas foi o mesmo em todas as situações em que elas aparecem.
III. Em “A questão
do HIV pediátrico tem um "caráter importante e urgente"...”,
as aspas destacadas foram usadas somente para dar ênfase e destacar palavras
que o jornalista julgou mais essenciais.
IV. As aspas foram
usadas no texto para indicar a fala de uma pessoa que não era a do jornalista
que escreveu.
a) As afirmações I
e IV estão corretas.
b) As afirmações II
e IV estão corretas.
c) As afirmações II
e III estão corretas.
d) As afirmações I
e III estão corretas
e) As afirmações I,
II e IV estão corretas.
Agora é a sua vez:
Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ABHzAhc5L8A
•
Pense em uma notícia que você gostaria de dar a seus colegas de classe – algo
que aconteceu recentemente na cidade, no Brasil ou no mundo e que afeta a vida
de vocês. Com base nisso, faça o planejamento do seu texto.
•
Redija o texto seguindo o que planejou na folha de redação.
·
Redação deve ter no mínimo 20 linhas.
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