Artes 5ª SEMANA - LEONARDO TRAJANO
EEF DALVA PONTES DA ROCHA
Componente Curricular: Artes
Profs: Leonardo Trajano
Objeto do conhecimento: Patrimônio cultural
|
Semana: 05 - (08/03
a 12/03)
Aluno (a):
ATIVIDADE DE ARTE COM TEXTOS DE ESTUDO - ARTE POPULAR - ANOS FINAIS
(BNCC)
Arte
Popular é a atribuição que se dá a produções artísticas (pintura, literatura,
escultura, etc.) com relevante valor, de pessoas que nunca se especializaram em
arte, de fato, frequentando escolas e etc. Basicamente, é a arte do povo, sendo
o Brasil, um dos principais celeiros de inúmeros artistas criativos da história
do país. A cultura popular é a principal raiz dessa arte. O artista
popular dedica seu tempo livre, sua folga do trabalho para criar sua arte.
Muitas vezes de maneira solitária, em alguns casos com ajuda da família. De
maneira geral, não consegue sobreviver e sustentar família somente dos
trabalhos artísticos realizados. Os principais compradores e revendedores da
arte popular são feiras e mercados.
Hegemonia na arte
A
história do Brasil está repleta de marginalização e um dos modos de luta
encontrados por esses grupos não hegemônicos, ou seja, que não aceitavam serem
dominados, foi as diferentes expressões artísticas. Hegemonia significa a
relação de domínio de uma classe social sobre um conjunto da sociedade. A
arte possui a capacidade de discutir diferenças de cor, sexo, idade, costumes,
religião e assim inserir grupos antes discriminados à sociedade através das
culturas populares.
Influência africana
Os
africanos foram obrigados a construir cidades, monumentos e obras de arte para
os colonizadores. Nesse contexto alguns deles se ressaltaram por demonstrarem
traços particulares e conseguirem inserir sua cultura em sua arte. Entre eles
estão o Mestre Ataíde e Aleijadinho.
Para
sobreviver a cultura africana precisou resistir e mudar sua prática religiosa,
cultura material e arte. Divindades africanas até hoje são personificadas com
imagens católicas. Quando a arte popular conquista espaço na mídia ela torna-se
fonte econômica, mas não perde o caráter de luta contra a discriminação
social.
A
característica principal da cultura não hegemônica é a luta pelo reconhecimento
de seu valor histórico. É possível perceber a contribuição desses grupos
através de diferentes movimentos artísticos.
As mulheres no campo artístico
As
mulheres sempre foram motivo de representação desde a arte antiga até a
moderna. Durante grande parte da história da arte ocidental, as mulheres
figuravam como musas ou assistentes e não como artistas criadoras. A pesquisa e
estudo direcionados a arte produzida por mulheres proporcionou um debate
histórico e artístico de cunho feminista buscando a valorização da arte
produzida por elas. A cada dia surgem mais trabalhos interessantes que debatem
esse tema.
Arte judaica
A
arte judaica tem suas raízes históricas na arte hebraica da palestina antiga e
manteve suas características ao longo dos séculos no seio da diáspora do seu
povo. O contato com tão díspares culturas levou, naturalmente, essa arte a assimilar
os estilos locais, mas conservando sempre uma essência própria, profundamente
religiosa.
Conclusão
(brasileirinhotiradentes.com.br)
Arte
do povo de uma autêntica criatividade de um pais rico e diversificado,
apresentada por um povo de raízes na cultura popular brasileira. Em geral
o artista não tem formação acadêmica procuram retratar os seus costumes com
liberdade daquilo que os olhos captam e a imaginação cria. Usam os mais
diversos tipos de materiais como barro, madeira, ferro, pedra, entre outros.
Cada vez mais brasileiros se apaixonam pela Arte Popular, descobrindo que vale
a pena ter uma obra popular em seu ambiente por se tratar de uma identidade
genuinamente brasileira, tornando-se grandes colecionadores e tendo a
consciência de que se trata também de um ótimo investimento.
ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. A
arte popular está relacionada com
a)
os eruditos.
b)
pessoas comuns.
c)
os professores.
c)
os estudantes.
2.
Geralmente, como os artistas da arte popular desenvolvem seu trabalho?
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3. A
arte que expressa a revolta dos negros escravos sobre a relação de domínio dos
colonizadores através da luta e do jogo, dançado e cantado ao som de
instrumentos como berimbau é:
a)
Samba
b)
Frevo
c)
Capoeira
d)
Valsa
4.
Grupos não hegemônicos vindos da África procuravam refúgio em lugares chamados:
a)
Quilombos
b)
Edifícios
c)
Senzalas
d)
Casa Grande
5.
Em que os grupos não hegemônicos encontraram refúgio para lutar contra as
classes dominantes?
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6.
Como a arte africana conseguiu sobrevir aqui no Brasil durante a escravidão?
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7. Para
você, qual a importância da arte popular na construção do nosso patrimônio
cultural?
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