LÍNGUA PORTUGUESA 5ª SEMANA - LEONARDO TRAJANO
EEF DALVA PONTES DA ROCHA
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Profs: Leonardo Trajano
Objeto do conhecimento: Caracterização do campo jornalístico e relação entre
os gêneros em circulação.
Habilidades: (EF89LP03)
Analisar textos de opinião (artigos de opinião)
(9º ano)
Semana: 05 - (15/03 a 19/03)
Aluno (a):
_____________________________________________________________________
ATIVIDADE
DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO – GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO
TEXTO I
CIDADANIA X CORRUPÇÃO
Indignar-se é preciso! Exercer cidadania, que só
encontra cenário propício em sistema democrático, implica a noção mínima dos
direitos de cidadão e a capacidade de reivindicá-los dos poderes constituídos.
Ora, o efetivo acesso ao Judiciário, último arquejo do cidadão, à educação,
direito de todos e dever do Estado, à saúde, à informação, dentre outros,
depende da vontade política posta e do grau de consciência e reivindicação de
um povo.
Daí causar indignação o fato de se saber que com a
presença da corrupção quantidades incalculáveis de dinheiro deixam de chegar ao
cidadão em formas de bens e serviços de obrigação do Estado, indo, ao reverso,
para os bolsos de inescrupulosos indivíduos ou quadrilhas, que teimam em
sangrar o que é do povo. Corrupção não é prerrogativa do Brasil, o que não é
consolo. Tem-se notícia, só para ficar entres os Brics, que em países como a
China, de crescimento de vanguarda, os níveis de corrupção são imensos.
Penso que a educação para a não corrupção deve
começar dentro de casa, na família, nos mais singelos gestos, passar de forma
efetiva e vigorosa pela escola, no nível mais elementar até os superiores, e
por campanhas constantes dos meios de comunicação, de tal sorte que seja
inculcada, de maneira sólida e permanente, a ideia de que se deve ser ético e
via de consequência sempre se afastar da corrupção, seja na vida privada, seja,
principalmente, na vida pública, na qual aquele que a tal se habilita se
compromete a buscar incessantemente tudo que corrobore para a consecução dos
interesses do povo, vale dizer, tudo que facilite o pleno acesso à cidadania.
Estamos cansados de ver corrupção por todos os
lados. O cidadão que paga seus impostos e que vive do seu trabalho não merece
ser vilipendiado por inescrupulosos da lei do vale tudo. Educação para a não
corrupção e para cidadania, leis mais duras, Ministério Público e Judiciário
mais implacáveis com os corruptos! São caminhos...
Emmanuel Furtado - Desembargador do TRT e professor
da UFC
Jornal O Povo – 12/02/2015 - ARTIGO DE OPINIÃO
01.
O texto pode ser classificado como artigo de opinião porque
a)
narra histórias de corrupção quem envolvem tanto o meio político quanto o
cidadão comum.
b)
emite opinião sobre a cidadania e a corrupção, mas não deixa claro o ponto de
vista.
c)
informa o cidadão sobre casos de corrupção que assolam o nosso país.
d)
a opinião defendida no texto tem relação com os interesses políticos do autor.
e)
comenta criticamente um tema, defendendo um ponto de vista a partir de
argumentos.
02.
A tese defendida pelo autor pode ser encontrada no seguinte trecho
a)
“Tem-se notícia, só para ficar entres os Brics, que em países como a China, de
crescimento de vanguarda, os níveis de corrupção são imensos”.
b)
“Exercer cidadania, que só encontra cenário propício em sistema democrático,
implica a noção mínima dos direitos de cidadão e a capacidade de reivindicá-los
dos poderes constituídos”.
c)
“Daí causar indignação o fato de se saber que com a presença da corrupção
quantidades incalculáveis de dinheiro deixam de chegar ao cidadão em formas de
bens e serviços de obrigação do Estado...”
d)
“Penso que a educação para a não corrupção deve começar dentro de casa, na
família, nos mais singelos gestos, passar de forma efetiva e vigorosa pela
escola, no nível mais elementar até os superiores, e por campanhas constantes
dos meios de comunicação...”
e)
“O cidadão que paga seus impostos e que vive do seu trabalho não merece ser
vilipendiado por inescrupulosos da lei do vale tudo”.
03.
Durante todo o texto, o autor deixa marcada a sua opinião sobre o tema em
questão. Retire do texto, pelo menos, 4 frases em que essa
opinião ( o ponto de vista)está bem clara.
04.
O vocábulo que pode substituir o adjetivo “vilipendiado” sem
causar prejuízo ao sentido da frase é:
a)
desprezado
b)
valorizado
c)
enganado
d)
rejeitado
e)
estimulado
05.
A principal solução apontada no texto por Emmanuel Furtado sobre a questão da
corrupção é:
a)
Fazer campanhas constantes nos meios de
comunicação, conscientizando o cidadão dos seus deveres e direitos.
b)
Os corruptos devem ser punidos com rigor e devem
reparar todo prejuízo causado ao país e aos cidadãos.
c)
As penas aplicadas para todos que se envolvem em casos de corrupção devem ser
bem mais severas.
d) As atitudes
cidadãs devem ser ensinadas em casa, através de pequenos gestos no dia a dia e
nas escolas, a fim de formar o bom caráter das pessoas.
e) A população
deve ir à rua para protestar contra a corrupção e exigir dos políticos leis
mais duras para esses casos.
06. Faz parte dos argumentos do autor:
I. A corrupção não é um problema apenas do Brasil.
II. O cidadão que paga os seus impostos é ultrajado
pelos inescrupulosos.
III. A corrupção ocorre somente no meio
político.
IV. O Ministério Público e o Judiciário são
implacáveis com os corruptos.
a) Estão corretos
os itens I e VI.
b) Estão corretos
os itens I e III.
c) Estão corretos
os itens II e III.
d) Estão corretos
os itens III e IV.
e) Estão corretos
os itens I e II.
TEXTO
II
O APAGÃO DA LEITURA
Ler e não entender é chaga que afeta até a elite
bem formada do país: o que você pode fazer para interpretar melhor os textos
que lê?
O Brasil vive prosperidade mendiga na leitura. A
escolaridade média do brasileiro melhorou como nunca na última década, assim
como a inclusão no sistema de ensino. O brasileiro comprou mais de 469 milhões
de exemplares de livros em 2011. O Plano Nacional do Livro e Leitura mapeou 900
atividades listadas pelo Estado para incentivo à leitura. Entretanto os
sintomas do avanço parecem a ponta do iceberg do atraso: se é verdade que nunca
se leu tanto no país como na era da internet, também é fato que nossa qualidade
de leitura, historicamente ruim, ganhou agora precisão de pesquisa.
O Indicador do Alfabetismo Funcional 2011-2012, do
Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a ONG Ação Educativa, mostra que só
1 em cada 3 brasileiros com ensino médio completo é de fato alfabetizado (35%)
e 2 em cada 5 com formação superior (38%) têm nível insuficiente em leitura. É
gente que ocupa o refinado nicho das pessoas qualificadas do país - parcela
significativa da população, mas que, simplesmente, não entendem o que leem.
(...)
NATALI, Adriana. Revista Língua Portuguesa.
Editora Segmento, edição de setembro de 2012.
07.
Com base na leitura do texto, depreende-se que a autora, predominantemente,
a)
defende um ponto de vista sobre um assunto com argumentos convincentes.
b)
explica uma ideia que já foi comprovada por instituição de pesquisa.
c)narra
um episódio que exemplifica o problema citado.
d)
descreve um problema presente no Brasil, sem defender nenhum ponto de vista.
e)
indica comandos que devem ser seguidos para minimizar o problema em questão.
08.
Para substituir a palavra “chaga” em “Ler e não entender
é chaga que afeta até a elite bem formada do país:...”,
pode-se utilizar, mantendo o mesmo sentido, o termo:
a)
ferida
b)
problema
c)
questão
d)
desafio
e)
insatisfação
09.
Com base na interpretação do período “O Brasil vive prosperidade
mendiga na leitura”, pode-se reconhecer que a autora defende a tese de
que
a)
O povo brasileiro está praticando uma leitura diversificada e com mais
qualidade.
b)
Não houve nenhum avanço com relação à leitura dos brasileiros.
c)
O brasileiro não adquire, em sua formação acadêmica, as habilidades leitoras
necessárias para se tornar um leitor crítico.
d)
O nível de leitura dos brasileiros está prosperando a cada dia devido à
presença da internet.
e)
O brasileiro está lendo mais, porém ainda apresenta dificuldade em compreender
e interpretar o que lê.
10.
Para comprovar a ideia de que o brasileiro está lendo mais, a autora fez uso de
quais informações?
a)
Opinião de especialistas.
c)
Referências históricas.
c)
Dados estatísticos.
d)
Citação de livros ou filmes.
e)
Exemplos de casos reais.
11.
“Entretanto os sintomas do avanço parecem a ponta do
iceberg do atraso:...”. A conjunção “entretanto”, ao introduzir a oração
destacada, estabelece uma ideia de
a)
Contrariedade em relação à informação que será mencionada posteriormente.
b)
Acréscimo de informação que complementa a ideia da oração anterior.
c)
Conclusão de um pensamento que foi mencionado anteriormente.
d)
Contrariedade em relação à informação mencionada anteriormente.
e)
Comparação entre dois problemas que persistem na educação dos brasileiros.
12.
“Entretanto os sintomas do avanço parecem a ponta do iceberg do atraso:...”.
A expressão em destaque quer dizer que
a)
o problema discutido é simples e de fácil resolução.
b)
não houve avanços no nível de leitura dos brasileiros, somente atraso.
c)
o problema em questão é bem maior e mais sério do que aparenta ser.
d)
o atraso na leitura dos brasileiros é devido à falta de estudo.
e)
houve muitos avanços na questão da leitura e os problemas que persistem são
irrisórios.
13.
“É gente que ocupa o refinado nicho das pessoas
qualificadas do país...”. A expressão destacada tem o mesmo sentido de
a)
posição social
b)
espaço natural
c)
lugar de destaque
d)
minoria letrada
e)
grupo majoritário
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