LÍNGUA PORTUGUESA 7ª SEMANA - LEONARDO TRAJANO
Secretaria
Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia
Projeto Professores
e Alunos Conectados
EEF DALVA PONTES DA ROCHA
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Profs: Leonardo Trajano
Objeto do conhecimento: Compreender; identificar e produzir o gênero notícia.
Habilidades: (EF09LP02)
; (EF89LP03)
(9º ano)
Semana: 07- (29/03 a 02/03)
Aluno (a):
_____________________________________________________________________
Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=49IGKUS2uRQ
Olá, alunos!
- Nesta semana, vamos estudar alguns
conceitos relacionados ao gênero textual editorial.
O EDITORIAL
O editorial é um gênero literário jornalístico que expressa a opinião do próprio jornal ou revista sobre um
determinado assunto. Assim, justamente pelo
fato de esse gênero pertencer àqueles cuja natureza é argumentativa, ou seja, constituir-se
de um discurso em que o emissor, utilizando-se do padrão formal da linguagem,
tem por finalidade convencer o interlocutor a acreditar no que
ele está dizendo.
Há três partes distintas no editorial:
*
Introdução – Nessa parte é retratada a ideia principal que será discutida adiante.
* Desenvolvimento (corpo do editorial) - Nessa
parte são expostos todos os argumentos, justificados por comentários e
opiniões por parte do próprio jornal acerca do assunto discutido;
* Conclusão – é o fechamento das ideias antes abordadas
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTO - GÊNERO: EDITORIAL -
ANOS FINAIS
Tudo Sala de
Aulaagosto 03, 201718
Leia o texto e responda às próximas 10
questões:
ALÉM DA DOSE
Quinta-feira, Novembro 24, 2011
A proibição da venda de bebidas
alcoólicas a menores de 18 anos é uma daquelas leis que jamais foram cumpridas
com rigor no Brasil. Uma pesquisa recente encomendada pelo governo do Estado de
São Paulo mostrou que um em cada cinco adolescentes entre 12 e 17 anos bebe
regularmente, e quatro em cada dez conseguem comprar álcool sem restrições.
Diante desse quadro, é salutar a nova lei estadual que busca endurecer as
regras contra o consumo de álcool por adolescentes.
Em vigor
desde o fim de semana passado, a legislação impõe multas de R$ 1.745 a R$
87.250 a estabelecimentos que vendam bebida alcoólica a menores de idade. Assim
como ocorreu com a bem-sucedida lei antifumo, a expectativa de punição deve
reforçar os controles de bares e supermercados e tornar mais difícil o acesso
de adolescentes ao álcool.
Idealizada segundo as regras da
"tolerância zero", a nova Lei antiálcool erra, porém, ao transferir para
os estabelecimentos comerciais a total responsabilidade pelo consumo de bebida
por menores, mesmo em situações que não estão sob seu controle.
O ponto mais
contestável é o enquadramento do comerciante ainda que a bebida seja comprada
legalmente por um maior e repassada a um menor. Não é razoável imaginar que os
bares tenham bedéis para verificar e proibir, por exemplo, um pai de oferecer
um copo de cerveja a seu filho. A pena, se coubesse, deveria recair sobre o
adulto irresponsável, não sobre o comerciante.
O Sindicato de
Bares e Restaurantes também reclama, com razão, da multa a quem vender bebida
para jovem com documento de identidade falsificado. A não ser que se trate de
uma montagem grosseira, é exigir demais que os vendedores se transformem em
peritos a detectar fraudes em carteiras.
O terceiro aspecto
sob contestação, a obrigatoriedade de geladeiras separadas para bebidas
alcoólicas e outras, também é controverso. Além de gerar custo extra para os
comerciantes - que pode ser expressivo em alguns casos -, sua utilidade é
duvidosa.
A nova lei acerta
ao reforçar restrições e impor multas mais pesadas, mas exagera na dose nos
pontos acima mencionados - que deveriam ser revistos.
Disponível em: https://educablogport.blogspot.com.br
1ª) Na introdução, já se presume o assunto do texto. Escreva-o abaixo.
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2ª) Para escrever um EDITORIAL o autor
precisa
(A) criar fatos e personagens conforme
sua imaginação.
(B) utilizar-se de um assunto pouco
conhecido pelos leitores.
(C) falar sobre uma realidade polêmica.
(D) ser complexo e utilizar um
vocabulário acima do padrão.
3ª) O texto apresenta características,
principalmente
(A) narrativas.
(B) argumentativas.
(C) descritivas.
(D) instrucionais.
Localize no texto o que se pede abaixo:
4ª) Uma opinião:
_______________________________________________________________________
5ª) Um fato:
_______________________________________________________________________
6ª) O texto foi escrito utilizando-se
de uma linguagem
(A) popular, sem observar a regras
gramaticais.
(B) padrão, com regras linguísticas
definidas.
(C) com gírias, pois está endereçado a
um público alvo: adolescentes.
(D) regional, especificando,
principalmente, um dialeto.
7ª) No trecho “... e quatro em cada dez
conseguem comprar álcool sem restrições” (parag. 1), a palavra
destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido do texto, por
(A) limitações.
(B) medo.
(C) punições.
(D) regulamentos.
8ª) No trecho “O ponto mais contestável
é o enquadramento do comerciante ainda que a bebida seja
comprada legalmente...” (parag. 4), a
expressão destacada pode ser substituída, sem alteração do sentido do texto,
por
(A) à medida que
(B) mesmo que
(C) para que
(D) já que
9ª) Em “A nova lei acerta ao reforçar restrições e impor multas mais
pesadas, mas exagera na dose...” (parag. 7), a palavra
destacada exprime idéia de
(A) causa
(B) conseqüência
(C) adversidade
(D) adição
10ª) No trecho, “Diante desse quadro, é
salutar a nova lei estadual que busca endurecer as regras
contra o consumo de álcool por adolescentes” (parag. 1), a palavra destacada
foi utilizada em substituição do termo ou expressão
(A) nova lei estadual.
(B) desse quadro.
(C) regras
(D) consumo de álcool.
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